5 distribuições GNU/Linux mais populares em 2016

No mundo do GNU/Linux existem milhares de distribuições. Cada uma tem as suas características mas, além da própria distribuição, há outros factores que lhes garantem popularidade, como por exemplo as comunidades, a documentação que existe na Internet sobre essa distribuição, etc.

A Commit Linux vai te dizer quais são as 5 distribuições mais populares de 2016.

Para saber quais as distribuições Linux mais populares, aquelas que têm mais hits por dia, recorremos ao site Distrowatch. Neste site podemos conhecer milhares de distribuições, saber as características das mesmas, ver rankings, etc.

Tendo em conta os últimos três meses, aqui ficam as 5 distribuições GNU/Linux mais populares em 2016.

1) Mint

O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido à sua usabilidade e simplicidade, uma vez que há muitos pacotes que já têm instalado por omissão plugins do browser, codecs e players, entre outros.

De acordo com o site Distrowatch, esta é a versão mais popular actualmente.

mint_linux_commit_linux

2) Debian

O Debian (base do Ubuntu e de muitas outras distribuições conhecidas) é sem dúvida uma das distribuições que tem marcado o mundo Linux. Ao longo dos últimos anos, o Debian tem ganho uma popularidade muito interessante, tendo já ultrapassado o famoso Ubuntu.

debian_linux_commit_linux

3) Ubuntu

Com mais de 25 milhões de utilizadores em todo o mundo, o Ubuntu é o terceiro sistema operativo mais popular do mundo, segundo o site.

Das milhares distribuições que existem no mundo Linux, o Ubuntu sempre foi uma das que mais se destacou para uso doméstico… e não só! Esta distribuição, mantida pela Canonical, tem vindo a evoluir e a crescer significativamente e hoje é usada pelas mais diversas empresas, serviços, plataformas, etc.

ubuntu_linux_commit_linux

4) openSUSE

Ao longo dos últimos anos, o projecto OpenSUSE tem ganho vários seguidores e a comunidade tem crescido de forma significativa. De acordo com o site Ditrowatch, o OpenSUSE é hoje a quarta distribuição mais popular do mundo tendo inclusive “roubado” alguns utilizadores ao Ubuntu.

opensuse-leap-720x450

5) Fedora

O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêem em outras distribuições.

O Fedora é um sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Em breve deverá estar disponível o Fedora Linux 24.

fedora_linux_commit_linux

E são estas as cinco distribuições GNU/Linux mais populares do momento. Todos os projectos aqui apresentados têm grandes comunidades espalhadas pelo mundo, existe muita documentação e projectos assentes nestas distribuições.

Qual a vossa distribuição GNU/Linux favorita?

Fonte

Compartilhe essa Informação