Lifera: Todas as noticias em um só lugar.

OLiferea é a abreviatura de Linux Feed Reader, um programa agregador para leitura de notícias online. Ele suporta os principais tipos de arquivo criados para esse fim: RSS/RDF e Atom. Também pode importar e exportar no formato OPML. Liferea é desenvolvido para ser rápido, fácil de usar e de simples instalação. É feito em GTK/Gnome.

Estou aqui hoje para enumerar as vantagens de ter todos os sites/blogues que lemos regularmente agregados num só programa, seja este online ou não. Em Linux existem alguns leitores de feeds sendo um dos mais conhecidos o Akregator para o KDE. Para GNOME temos por exemplo o Liferea. Desde a primeira vez que experimentei o Liferea nunca mais deixei de usar. Correspondeu, desde a primeira hora, às minhas expectativas em relação a um leitor de feeds.

O Liferea suporta feeds RSS e Atom. As fontes dispõem-se em árvore num painel à esquerda e o texto é exibido num painel inferior, sendo os títulos dos posts apresentados noutro painel superior. Para quem a mobilidade é essencial, a opção de sincronização dos feeds com o Google Reader deverá agradar.

liferea-rss-reader

É rápido e fácil de utilizar. Permite a pesquisa de conteúdo das fontes e pastas de procura permanentes. Há opção de manter um ícone na área de notificação que exibe a quantidade de itens não lidos.

Na seção de preferências existem muitas opções para configurar e personalizar o Liferea ao seu gosto. Integra-se muito bem com o GNOME devido a ser desenvolvido em GTK mas não é uma aplicação GNOME no sentido restrito dado que não se encontra hospedada nos seus servidores.

Em Debian e derivados é só: apt-get install liferea e estão prontos a utilizar o Liferea.

Para todos os outros é só utilizarem o seu instalador de pacotes preferido ou só clicar aqui e ler a documentação de instalação para outras distro Linux.

Que mais pode se dizer? É software livre, utilizem!

 

Fonte

Compartilhe essa Informação