Canonical anuncia Snapcraft 2.9 ferramenta para criar Snaps para o Ubuntu 16.04 LTS.

SLançado Canonical hoje a atualização 2.9 da ferramenta Snapcraft usada para a criação de pacote Snappy (também conhecido como Snaps) para a Snappy Ubuntu Core, Ubuntu Desktop e Server 16.04 sistemas operacionais Ubuntu LTS.

Snapcraft 2.9 é um marco importante porque é o primeiro lançamento desde o lançamento do Ubuntu 16.04 LTS (hospitaleiro Xerus) em 21 de Abril, 2016, trazendo recursos novos, como o suporte para o “confinamento” propriedade YAML, permitindo aos usuários escolher se a sua compressão de pacote deve ser instalado com a opção devmode no modo confinados ou funcional.

Empacotadores Snappy deve estar ciente de que a nova propriedade “confinamento” YAML do Snapcraft é projetado para trabalhar com Snaps ainda em desenvolvimento. “Snaps precisa ser capaz de especificar se eles exigem devmode ou se eles podem ser executados confinado. Isto irá permitir a snapD para fornecer erros razoáveis quando  tenta instalar em um piscar de olhos que não podem executar com êxito em ambiente fechado”, diz o pedido de recurso apresentado em Plataforma de lançamento.

Além disso, Snapcraft 2.9 implementa o suporte a propriedade YAML “época”, que promete deixar Snaps realizar upgrades etapa especificando caminhos de atualização. Mais uma vez, por favor, note que a propriedade “época” ainda está em desenvolvimento. Por último, a 2,9 liberação Snapcraft implementa conclusão Bash para os comandos snapcraft, porque, afinal, Snapcraft é uma ferramenta de linha de comando.

Como instalar Snapcraft 2.9 no Ubuntu Linux

Como observado acima, Snapcraft 2.9 já está disponível nos principais repositórios do sistema operacional Ubuntu 16.04 (hospitaleiro Xerus) LTS , o que significa que se você deseja instalá-lo, você pode instalar através  pacote de gráfica Ubuntu Software ou utilizar a linha de comando APT, fazendo uma atualização completa do sistema e logo depois instala-lo.

No entanto, se você está pensando em instalar Snapcraft 2.9 do seu sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS, pela primeira vez, por favor, abra o aplicativo Terminal e executar os comandos listados abaixo.


sudo apt update
sudo apt install snapcraft
sudo apt install snapcraft-examples

Fonte