LPI anuncia seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil

LG. Matthew Rice, diretor executivo do Linux Professional Institute (LPI), principal instituição certificadora independente de profissionais Linux, anunciou nesta terça-feira, que o empresário gaúcho Cesar Brod será seu novo Diretor de Desenvolvimento Regional para o Brasil.

Brod tem uma longa história com softwares livres, sendo usuário de Linux desde 1993. Desde 1997, focou sua carreira exclusivamente na gestão de desenvolvimento, integração de sistemas e geração de modelos de negócios com softwares livres. É um dos fundadores da Solis (2003), a primeira cooperativa de desenvolvimento em software livre do mundo. Em 2004, em função de suas contribuições para a comunidade de software livre, foi indicado para a premiação da Free Software Foundation, junto com Theo de Raadt, que ficou com o prêmio.

Entre 2012 e 2013, Brod foi o coordenador geral de inovações tecnológicas do Ministério do Planejamento no Brasil, responsável pelo Portal do Software Público Brasileiro e pela Infraestrutura Nacional de Dados Abertos. Mais recentemente, trabalhou em parceria com a Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF) para desenvolver uma Residência em Software Público, nos moldes das residências na área da saúde. O resultado desse projeto foi a startup Sysvale, na Bahia.

Ainda, Brod é escritor e tradutor de obras seminais de engenharia de software, como “O Mítico Homem-Mês”, de Fred Brooks Jr. Segundo, Rice, o LPI acredita que os fortes laços que Brod mantém com a comunidade de software livre no Brasil levarão o Instituto a uma melhor compreensão das necessidades da região e, assim, ajudar o LPI a fortalecer suas ações com relação à formação profissional em Linux e software livre, assim como ampliar seu renomado programa de certificação no país.

Fonte