KShutdown Review – Programado o desligamento, reiniciar, e outras ações no Linux

OKShutdown é uma aplicação que permite aos usuários personalizar o procedimento de encerramento para Linux e Windows OS, com recursos como tempo de atraso ou notificações adequadas.

O sistema operacional Windows tem uma tonelada de estas aplicações, mas não é demais para os usuários do Linux. A principal diferença é que os usuários do Linux podem fazer praticamente qualquer coisa que eles querem no terminal, mas que nem sempre é divertido, especialmente se você é novo no Linux. Tendo uma aplicação adequada que pode automatizar o sistema de desligamento é realmente útil.

Aplicações que rodam tanto no Windows e Linux não são todos incomum, e normalmente é possível, desde que ambos usam Qt. Alguns de vocês vão dizer que você pode encontrar alguns GTK + aplicativos lá fora, mas isso não é realmente o ponto. aplicativos Qt são mais facilmente adotado para ambas as plataformas. Como o nome sugere, este foi construído para o KDE. Os desenvolvedores foram as milhas extras e se certificou de que ele pode rodar em praticamente qualquer coisa que ainda é mantida.

Instalação

Eu testei KShutdown no Ubuntu 15.10, e funcionou muito bem, mesmo se não tentando nenhum pacote oficial do Ubuntu 15.10. Eu baixei o arquivo .deb para o Ubuntu 15.04, e funcionou sem problemas, mas há uma ressalva. O aplicativo em si pesa apenas 162 Kb, mas tem uma tonelada de dependências.

A letra K, que está à frente do nome indica que ele vai puxar um monte de pacotes dos repositórios. Quando eu instalei o aplicativo, ele me notificou de que quase 270 MB seria baixado, o que é mais ou menos toda a pilha de desktop KDE. Não está claro por que tudo é necessário, mas os usuários devem saber isso de antemão.

A instalação é bastante simples. Se você estiver usando o Ubuntu, basta digitar esses comandos em um terminal (é necessário root):


sudo dpkg -i kshutdown_3.2-1ubuntu1_amd64.deb
sudo apt-get install -f

Se você já tem Kubuntu ou outra distribuição baseada no KDE, a instalação deve ser muito rápido. Os desenvolvedores oferecem pacotes para um grande número de distros, por isso certifique-se de verificar o site oficial.

Uso
Não é uma aplicação terrivelmente complicado, ea função principal é presente quando você abrir o aplicativo. As ações são bastante simples, e os usuários podem escolher a partir de Desligar o computador, reiniciar o computador, o Hibernar Computador, Suspender Computador, tela de bloqueio, Sair, Extras, e Show Message (no shutdown). Os dois últimos na lista merecem mais detalhes.

A opção Extras permite aos usuários personalizar o aplicativo para parar uma determinada aplicação, a partir de uma lista predefinida ou do sistema. Também é possível adicionar um comando personalizado, com a ajuda de um script simples que precisa ser escrito em separado.

O Show mensagem faz exatamente o que isso implica. Ele permite aos usuários definir um lembrete que será exibido na hora apropriada.

A segunda lista de ações na janela principal do KShutdown permite aos utilizadores escolher os parâmetros de tempo. É possível selecionar Não Delay, Tempo partir de agora, No Data / Hora, Quando selecionado saída do aplicativo, e na inatividade do usuário. Combinada com todas as ações descritas acima, há uma infinidade de cenários cobertos.

Em KShutdown, também é possível editar as notificações e quantas vezes eles são apresentados ao usuário, e algumas das ações podem ser mapeadas com atalhos.

As configurações gerais do aplicativo também tem um par de características interessantes, como a capacidade de definir uma senha para as ações, para permitir um ícone na bandeja do sistema, e para mostrar uma barra de progresso.