Os novos recursos do Gnome To Do

OGNOME To Do é uma aplicação que gerencia de forma simples uma listas de tarefas. o To Do foi desenvolvido por Georges Stavracas , colaborador freqüente do software GNOME incluindo projetos como o calendário e o Nautilus. Ele foi projetado para ser a melhor ferramenta para gerenciar suas tarefas e projetos do dia a dia de forma simples e agradável.

Com  a chegada do GNOME 3.20 (disponível na próxima versão do Fedora 24) ele traz muitas melhorias novas, algumas como expandir a funcionalidade do GNOME To Do.

gnometodo

Novos Recursos

A maior novidade é a arquitetura do plugin. O primeiro plugin disponível é excelente e tera suporte para sincronização com Todoist, permitindo que as tarefas seja visualizadas e editadas tanto  no celular quanto  na web. Georges falou sobre alguns plugins que possa ser lançado pela comunidade no projeto To Do:

Eu, pessoalmente, adoro ver um plugin que adiciona um painel com várias estatísticas sobre a minha produtividade. Eu quero saber a que horas eu finalizo mais tarefas, quais os dias da semana eu resolvo mais tarefas, as tendências sobre o número de tarefas que estou completando e muito mais, todos com belos gráficos e gráficos interativos.

Eu adoraria ver um plugin que adiciona suporte para tarefas diárias recorrentes.

Eu adoraria ver um plugin que transforma o GNOME To Do em um jogo de RPG, onde cada projeto é o chefe e cada tarefa é o inimigo. Seu personagem iria ganhar habilidades e níveis de acordo com a sua experiência (ou seja, produtividade).

E, ainda mais, eu adoraria ver um plugin que me surpreende. ?

Planos futuros para GNOME To Do

Georges falou sobre o futuro que aguarda o To Do. Ele é, evidentemente, um apaixonado pelo software, com o objetivo de levá-lo  além de um simples aplicativo de lista e de coisas a fazer:

Tenho planos ambiciosos para o GNOME To Do. Quero melhorar outros módulos de desktop GNOME (como contas online) que sincroniza no To Do. Além disso, eu quero adicionar suporte para sub-tarefas, agrupando as listas de tarefas, integração com outros serviços online, tags e algumas outras coisas.

Uma coisa que me encomoda é que o GNOME To Do não é inteligente o suficiente para os meus padrões. Eu quero que ele seja capaz de aprender o que eu faço, automaticamente organizar minhas tarefas, notificar-me sobre o progresso que estou fazendo em um determinado projeto, ter estatísticas sobre o que me faz mais produtivo e até mesmo sugerir-me algumas coisas para melhorar meu trabalho – obviamente, todos esses dados seria local e anônima.

Instalando o GNOME Para Fazer

No Fedora 23 esta disponível a versão 3.18, já no Fedora 24 Beta ja vem com a nova versão 3.20. Em ambas as versões, você pode instalar o GNOME To Do através do comando DNF:

 dnf install gnome-todo

gnome_to_do

Que mais pode se dizer? É software livre, utilizem!

Fonte