DuckDuckGo, um buscador livre de propagandas

AAtualmente o Google se tornou sinônimo de pesquisas na Internet e a maioria das pessoas está acostumada a dizer para alguém “Ah, pesquisa no Google!”, mas, por outro lado, existem muitos usuários que ficam frustrados com a enorme quantidade de resultados direcionados a publicidade. Outros mecanismos de busca, como o Bing da Microsoft e o Yahoo!, embora não digam com todas as palavras, fazem o mesmo e necessitam de um alto grau de publicidade para funcionar, o que tornou a nossa separação de resultados orgânicos (buscas propriamente ditas) da publicidade quase que instintiva.

Um que está ganhando popularidade é DuckDuckGo. O principal motivo? Ao contrário do Google, ele promove a pesquisa anônima. E, em segundo lugar, o compromisso com a comunidade e o programa em código aberto.

 DuckDuckGo foi fundado pelo empreendedor Gabriel Weinberg, com formação em Física e Mestrado em Tecnologia e Política pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), no ano de 2008, sediado em Valley Forge na Pensilvânia. Trata-se de um mecanismo de busca utilizado para pesquisar e encontrar informações em determinados banco de dados, a partir de palavras-chave.

A diferença do DuckDuckGo para os demais é a origem das informações, que são baseadas no Crowdsourcing, cuja característica é a utilização de informações a partir de conhecimentos coletivos. O código fonte do mecanismo de busca é escrito na linguagem de programação chamada Perl, no servidor Nginx e funciona no FreeBSD (sistema operacional gratuito, desenvolvido pela Universidade de Berkeley na California). Sua construção é basicamente feita na plataforma do Yahoo! Search BOSS e Wikipedia, além do Webcrawler (também conhecido como Scutter, Bots e WebSpider) próprio, o DuckDuckBot. Disponibiliza a opção de visualizar sites não-comerciais e comerciais, a partir de links na página principal. Além de organizar as pesquisas e separar por palavra-chave, as quais são consultadas de acordo com sua relevância.

A vantagem para o usuário é a visível falta de anunciantes e o layout limpo. Sem propagandas e sem manipulação dos resultados. Desta forma, o usuário pode realizar suas buscas sem que seus dados fiquem armazenados. Outros mecanismos de busca padrão são o Google, Yahoo! e Bing da Microsoft, os quais utilizam ferramentas de marketing digital para atrair anunciantes e melhorar o ranking de determinados termos em sua página.

Muitos acham o nome DuckDuckGo estranho e sem sentido para um buscador, mas seu fundador divulgou que gosta do termo e que é derivado do Duck Duck Goose. Algumas versões do Firefox já utilizam o DuckDuckGo como buscador padrão,  assim como milhares de pessoas que preferem não ver os anúncios pagos e banners de propaganda, os quais prendem a atenção e tiram o foco.

 

Fonte