E convenhamos que CD além de estar ultrapassado, ainda demora muita mais que um pendrive. Então a dica de hoje é sobre usar um único comando para para criar USB bootáveis, para podermos instalar qualquer distribuição via USB. O comando dd.
O comando dd é um comando muito poderoso, que serve para muitas coisas, como por exemplo clonar nosso hd. Para criar o pendrive bootavel pelo programa, você precisa usar os comandos: dd if=imagem_iso_ou_img of=unidade_destino bs=4M;sync
É necessário, saber qual a localização e identificação da mídia de destino, informar a localização da ISO/IMG e a mídia.
É necessário, saber qual a localização e identificação da mídia de destino, informar a localização da ISO/IMG e a mídia.
Então vamos lá.
1- Primeiro, para saber o caminho e a identificação da mídia de destino, use o comando no terminal:
lsblk
2- No nosso exemplo, presumiremos que a identificação da mídia é: “sdb” e a localização é: “/dev/sdb”. Com as principais informações coletadas, usaremos o comando como no exemplo à seguir:
sudo dd if=/home/hebert/Geral/Linux/Sistemas/'Linux Mint'/linuxmint-18-cinnamon-64bit.iso of=/dev/sdb bs=4M;sync
2.1- Obs. alguns dos diretórios no exemplo contem o simbolo ”, por que os diretórios tem “palavras” separadas como Linux Mint, se fosse apenas LinuxMint não necessitaria colocar os ”.
3- Depois de executar o comando, aguarde o termino do mesmo e o pendrive bootavel estará pronto.
Tutorial elaborado por:
Comunidade Linux – Aprendendo …
@linuxaprendendo
@linuxaprendendonews
@linuxaprendendorepositorio
Canal Youtube Linux Aprendendo
Facebook Page Linux Aprendendo