Atalho para ativar e desativar o trackpad de notebook no Ubuntu

Olá galera, hoje trago mais um tutorial para vocês que assim como eu tem um notebook compacto e não tem algumas teclas de atalho as famosas FN no teclado, uma que eu mais uso é a função ativar e desativar Trackpad. Comprei um Dell Inspirion 14 series 5000 e ele não tem FN para trackpad. Quem que nunca sofreu ao digitar um texto, bater com a mão no trackpad e acabar movendo o cursor para onde não devia?

Para resolver isso, aqui vai uma dica para você poder controlar quando o trackpad estará ou não ativo em seu notebook. É claro que tem notebooks que tem atalhos específicos para isto através das teclas de função, mas como alguns não tem este atalho, criaremos o nosso.

Abra então as configurações do sistema > teclado  e selecione a guia  ‘Atalhos de teclado’.

Nas opções da esquerda, selecione a opção ‘Atalho personalizado’, e clique no + como na imagem abaixo:

trackpad_atalho

Quando voce clicar no sinal de + abrirá então uma janela onde deve-se colocar o nome do atalho e um comando a ser executado por este atalho.

Para este tutorial você precisa fazer dois atalhos com os seguintes comandos:


Desativa Touchpad - synclient TouchpadOff=1
Ativa Touchpad - synclient TouchpadOff=0

Ficará então como na imagem abaixo, note que ele indica no canto direito que está Desabilitado, pois não há um atalho definido para o comando ainda.

trackpad_atalho_atribuido

Clique no nome ‘Desabilitado’ e aparecerá a frase ‘Novo lançador’, aperte então a combinação de teclas para o novo atalho.

trackpad_atalho_

E é só isso, no meu caso as combinações que uso são Alt+F11 para desligar o trackpad, e Alt+F12 para ligar.

  • Almeida Jr

    Excelente dica! Thx 😉